sexta-feira, 15 de março de 2013

Homenagem à Minha Mãe


Recentemente, a Câmara de Vereadores de Nova Andradina (MS) realizou, por ocasião do "Dia Internacional da Mulher", uma importante homenagem à mulheres que com seu empreendedorismo, carinho e perseverança vem apresentando em suas carreiras (nas mais diversas áreas de atuação) um importante e relavante trabalho social, educativo e, acima de tudo, um exemplo de vida a ser seguido. A partir da iniciativa do vereador Ricardo Lima de Nova Andradina - MS, MINHA MÃE foi convidada e homenageada nessa cerimônia. Eu e meus irmãos preparamos um texto que foi lido no Plenário da Câmara durante essa homenagem. No texto contamos parte de sua história e lembramos com carinho sua trajetória que muito nos orgulha. É com grande amor que reproduzo abaixo essa história de vida gravada em nossos corações e que aqui tentamos, em poucas palavras, trazer. Parabéns minha mãe!!


HOMENAGEM À MINHA MÃE

Por Marcelo, Márcia, Michele e Murilo Fernandes

"O ano era 1977, o mês, Outubro. Trazendo muitos sonhos na bagagem e três filhos pequenos (Márcia de 08 anos, Marcelo de 06 anos e a pequena Michele de apenas alguns meses) chegava à Nova Andradina (MS) um jovem e idealista casal. Maria Imaculada Fernandes e Jaime Fernandes. Hoje, é com orgulho que gostaríamos de homenagear alguém que com carinho, sinceridade e dedicação, exercitou em nossa cidade, ao longo destes últimos 35 anos, a nobre arte do “ensino”. Não o “ensino” descompromissado e simplesmente informativo, mas um “ensino formativo” cheio de significados especiais e duradouros. Um “ensino” que moldou a vida de muitas crianças, e que hoje precisa ser cada vez mais resgatado e exercitado. Estou falando da Professora Maria Imaculada Fernandes, ou Professora Imaculada.

Logo que chegou aqui a Profa. Imaculada acreditou que Nova Andradina era, sem dúvida nenhuma, território para se plantar sonhos, lugar em que ela e sua família fincariam raízes e cresceriam. Filha de professora, Maria Imaculada Fernandes trazia em seu DNA a paixão pela disseminação do conhecimento e da cidadania. Na Fazenda Santa Bárbara, onde a família foi morar, logo a Professora Imaculada assumiu o exercício do magistério na pequena “Escola Rural Mista Municipal Osvaldo Cruz”. Ali, crianças iniciaram seus primeiros contatos com as “letrinhas” e puderam sonhar mais alto que seus pais. A Professora Imaculada sabia que “conhecimento” destituído de carinho, significado humano, moral e saúde, acaba se tornando uma palavra vazia. Para que o verdadeiro “conhecimento” atinja corações e provoque mudanças era preciso associa-lo e dimensiona-lo dentro do cuidado pessoal, da preocupação com o próximo. Iniciaram-se então na Fazenda Santa Bárbara sob os cuidados da Profa. Imaculada as reuniões com a comunidade. Vieram palestras sobre saúde básica e prevenção de doenças, missas e festas com o envolvimento de todos.

Uma das inúmeras reuniões da simples e querida comunidade da Fazenada Santa Bárbara. Eu (Marcelo) e minha irmã (Márcia) estamos entre as crianças da foto!!

Muitas famílias e alunos começaram a perceber, pela primeira vez, que alguém se importava realmente com eles, que o sonho da Professora Imaculada era que todos fossem uma grande família. A Escola passou a ter significado real na vida daquelas crianças e adultos. Matemática, Português, Ciências não eram apenas matérias, eram ferramentas para uma vida melhor, eram conhecimentos cheios de significados reais. No início da década de 80 uma surpresa! Chegava mais um irmão: Murilo. Esse já um sul-matogrossense nato!

A Escola Rural Mista Municipal Osvado Cruz foi palco de muitos e felizes momentos com todos na fazenda. Da esquerda para a direita: eu, meu pai Jaime, minha irmã mais nova (a pequena Micha (Michele)), Dna. Amélia e minha mãe, a Profa. Imaculada.

Os anos 80 foram passando e o trabalho da Professora Imaculada não tardou a frutificar e crescer. Seus trabalhos junto à Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) iniciaram-se e ali ela pôde aprender a como estender seu sonho para uma quantidade maior de pessoas. Foram anos de um convívio agradável e positivo ao lado de pessoas admiráveis como o Professor Luis Sampaio e a Professora Nair. Mas seu desejo pelo conhecimento não parou e isso a levou ao Curso de Geografia em Presidente Venceslau (SP). Com um grande desejo de se tornar alguém cada vez melhor para si e em prol dos outros logo ela conseguiria seu Diploma em Geografia.

Os anos 90 chegaram trazendo novos desafios. Seu trabalho na SEMEC lhe permitiu conhecer a rede de escolas do munícipio, suas necessidades e aspirações. Uma década de muito trabalho e estudos fez com que sua carreira a levasse, no final dos anos 90, ao cargo de Secretária Municipal de Educação. Em meio às inúmeras obrigações à frente da Secretaria, a Professora Imaculada nunca perdeu de vista o desejo que sempre a norteou, trazer às pessoas o poder transformador do conhecimento. Foram anos de muito trabalho e realizações, feitos que se perpetuam e fizeram diferença na vida das pessoas.

Um dos eventos que a Profa. Imaculada (como Secretária Municipal de Educação) ao lado do Prefeito da época, Sr. Luis Ortega, comandou à frente da Secretaria Municipal de Educação de Nova Andradina - MS.

Aqui uma da inúmeras inaugurações que a Profa. Imaculada participou em sua gestão na Secretaria de Educação - Nova Andradina - MS.

      Após uma marcante passagem como Secretária Municipal de Educação a Professora Imaculada passaria a se dedicar a uma paixão que a acompanhou ao longo de toda sua trajetória: A Educação Infantil. E assim como Diretora do CREI (Crescer Recanto de Educação Infantil) atuou no Terceiro Setor, e pôde plantar novamente em pequenos corações as sementes do conhecimento. Nessa fase, prosseguiu seus estudos, agora na área da Psico-Pedagogia e em seguida fez Mestrado em Ciências da Educação.
"TUDO VALE A PENA QUANDO A ALMA NÃO É PEQUENA" !! (Fernando Pessoa)

        Hoje prestamos uma merecida homenagem a alguém que sempre carregou e expressou o dom de ser “Professora”, de se importar com os outros. Ao entender que o Educador tem responsabilidades que vão além da simples transmissão de “conhecimento”, a Professora Imaculada vem nos ensinando que investir em pessoas, valoriza-las e entende-las vale muito a pena!!"


 Um grande abraço mãe e obrigado pelo que você tem feito e ainda fará!!
Marcelo, Márcia, Michele e Murilo Fernandes

24 comentários:

  1. Nooooooooossa,Imaculada!

    Imagino teu coração como saltou aos pulos com essa linda, carinhosa ,mas bem merecida homenagem! Parabéns pra ti pela mulher lutadora, com essa linda história e aos teus filhos que tem uma mãe assim.

    beijos,adorei! chica

    ResponderExcluir
  2. que lindo Imaculada, parabens a vc, merecida homenagem, beijos

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ,Imaculada,pela linda trajetória de vida,pela dedicação à essa profissão que deveria ser mais valorizada,mas que você desempenha com carinho e competência por vocação,levando às pessoas o melhor presente que poderiam ganhar:a educação!
    E parabéns para os seus filhos,por lhe prestarem essa linda homenagem,fiquei emocionada!
    Beijo e um excelente final de semana!

    ResponderExcluir
  4. mais geeeeeeeeeeente!!! que alegria saber de tudo isso!!! parabens Imaculada!

    ResponderExcluir
  5. ..ela merece, parabéns!!

    ResponderExcluir
  6. A vc Mãe, Amiga, Companheira de todos os momentos de minha vida, vc que sempre foi meu exemplo, a pessoa em que confio de olhos fechados e que me auxilia em tudo que faço... pessoinha que amo sem limites, e que a cada dia que passa me orgulho mais de ser sua filha!!! Parabéns para vc sempre sempre... com todo meu amor, carinho e respeito... Vc é especial para todos da nossa família!! Bjos no seu coração!!

    ResponderExcluir
  7. Linda demais esta homenagem, Imaculada! VOCÊ MERECE!!!
    Tenho acompanhado a sua dedicação, amor e responsabilidade na área do ensino e fico muito contente em tê-la como "amiga, companheira" no mundo virtual!
    Você é uma pessoa admirável e abençoadora... Merece mesmo honras e recompensas! A maior recompensa vem do Senhor, não é mesmo?!

    Quero também parabenizá-la pelo Dia de Hoje, Você É Uma Excelente Artesã!!!

    O meu carinho e beijos...

    ResponderExcluir
  8. Olá Imaculada, que homenagem belíssima adorei ler!
    Obrigada pelo seu carinho uma ótima noite beijo.

    ResponderExcluir
  9. Imaculada, ainda não conhecia esse seu espaço e estou encantada... Que linda história de vida! Estou emocionada! Mais uma vez parabéns pela merecida homenagem! Bjks Tetê - Manancial

    ResponderExcluir
  10. Parabéns ! Estou emocionada e gostaria de saber se você foi minha professora na fazenda primavera,município de Centenário do Sul -PR.Sou filha de Neemias e Iracema.Pois fiquei sabendo que o casal Jaime e Maria Imaculada teriam mudado para MS.Gostaria de saber se são vocês.Porque nunca esqueci minha professora querida Maria Imaculada que com muito amor nos ensinou .

    ResponderExcluir
  11. Sim! Vilma querida!
    Fui sua professora na "Escola Central São Luís" Fazenda Primavera Centenário do Sul PR. Saudades doces e felizes dessa época. Carinhoso abraço pra você!

    ResponderExcluir